Gestor (TCE): os Gestores são os responsáveis por garantir a correta avaliação das Trilhas de Auditoria em sua área de responsabilidade.
Suas principais atribuições são:
- Realizar a homologação do resultado da trilha gerada pelos Administradores para determinar sua consistência, distribuindo os resultados aos órgãos e às unidades jurisdicionadas ou devolvendo aos Administradores para ajustes.
- Preencher as orientações para a análise e justificativa da trilha, bem como os documentos que deverão ser anexados.
- Analisar as justificativas apresentadas pelo Supervisor e/ou Analista do órgão e/ou unidade, concluindo ou devolvendo o registro para novas justificativas ou colocando em monitoramento.
- Distribuir os registros justificados entre seus membros.
Cadastrar/Administrar Usuários
- É de responsabilidade dos Gestores cadastrar outros Gestores.
- Para cadastrar um usuário deve-se acessar o Sistema de Gerenciamento de Identidade – SGI por meio do TCE Virtual.
Homologação
- Os Gestores são os responsáveis por realizar a homologação do resultado da trilha antes de sua liberação aos órgãos/unidades jurisdicionadas.
- Para acessar a Homologação clique no menu superior Gestão/Homologação que o sistema irá listar todas as trilhas.
- Caso a trilha não apresente resultado consistente, o Gestor deverá devolvê-la aos Administradores para que sejam feitas correções em seu método de geração.
- É possível anexar arquivos à trilha que serão restritos apenas aos servidores do TCE ou disponíveis a todos os usuários, para isso basta clicar no botão Anexar um Arquivo à Trilha, uma janela pop-up irá aparecer onde será feita uma descrição do arquivo e a seleção do mesmo.
- Os registros de inconsistências são exibidos um a um em forma de tabela. As informações constantes na tabela dependem de cada trilha, entretanto as últimas cinco colunas são idênticas para todas as trilhas e possuem funções conforme descritas a seguir.
Imagem 2
- Obs TCE: Contém alguma informação pertinente cadastrada pelo Gestor, informação que balizará os trabalhos dos Supervisores e/ou Analistas.
- Auditor Resp.: Nome do Gestor que é responsável pela análise prévia do registro.
- Status: Indica o status em que se encontra o registro, que poderá ser pré-análise ou excluído.
- Docs: Indica:
- A quantidade de documentos anexados ao registro, quando maior que zero o ícone fica ativo.
- A quantidade de mensagens constantes no registro (exclusivo para os servidores do TCE), ao clicar sobre o ícone é possível visualizar/cadastrar mensagens.
- Ações: são botões de comando que quando ativos permitem que sejam realizadas ações sobre o registro. Disponíveis no linkAções.
- É de responsabilidade do Gestor o preenchimento das orientações sobre a trilha que balizaram o trabalho dos Supervisores e/ou Analistas. Neste campo (Imagem 3) deverá ser informado como deverá ser feita a justificativa e a análise, bem como quais documentos deverão ser anexados.
- Para envio da trilha aos Supervisores/Analistas, deve-se clicar no botão Enviar Trilha aos Órgãos (Imagem 1). O sistema enviará uma notificação na Sala Virtual e e-mails informativos aos respectivos supervisores.
Distribuição das Inconsistências
- Uma vez justificada a inconsistência pelo Supervisor e /ou Analista, ela será analisada pelo próprio Gestor ou poderá ser distribuída para um Gestor emitir o seu parecer. O responsável pela distribuição é o Gestor da área onde está inserida a trilha.
- Ao efetuar login no Sistema, o Gestor será direcionado para a tela inicial. Caso haja algum registro de sua área aguardando distribuição, nesta tela haverá um alerta (Fig.1) informando a quantidade. Ao clicar sobre o link, será direcionado à tela de distribuição. Para retornar à tela inicial basta clicar no botão Home do menu superior.
- A tela de distribuição (Fig. 2) listará todos os registros aguardando distribuição. Para distribuir um registro, basta clicar em seu botão de distribuição correspondente:
- Será aberta uma tela pop-up(Fig. 3),onde será exibido o nome de todos os Gestores vinculados à área e à quantidade de registros que atualmente cada um é responsável.
- Para distribuir, deve-se clicar no botão do Gestor correspondente.
Imagem 2
Após a distribuição, o pop-up é fechado e a tabela é atualizada.
Permissões de Acesso à Trilhas
Analisar Justificativas
- Inconsistências são registros que possivelmente revelam problemas cadastrais e/ou de pagamentos incompatíveis com o ordenamento legal. São obtidos através do cruzamento de diferentes bases de dados conforme critérios específicos para cada tipo de trilha.
- Trata-se de uma suspeita que necessita de uma análise mais detalhada e não necessariamente representa um ato ilícito.
- É competência do Gestor emitir o parecer sobre a justificativa apresentada pelos Supervisores e/ou Analistas das Unidades Gestoras.
- Após o login na tela inicial, o Gestor recebe um alerta caso haja algum registro em sua área de atuação aguardando análise. (Fig 1).
Fig.1
- Ao clicar neste link, o usuário é direcionado para a tela onde são exibidos todos os registros aguardando análise (Fig 2). O Gestor poderá escolher o registro que deseja atuar clicando no ícone:
Fig. 2
- É possível também acessar as trilhas de auditoria pelo menu superior no item: "Trilhas/Auditoria". Por esse caminho o Gestor visualiza as trilhas que estão disponíveis e não os registros (fig. 3). Gestor poderá escolher a trilha que deseja atuar clicando no ícone: . Todos os registros da trilha serão exibidos.
Fig. 3
- Se esse ícone não estiver ativo significa que o usuário não tem acesso à trilha. Para ter o acesso é necessário solicitar para que o Gestor responsável realize alteração pelo Sistema de Gerenciamento de Identidade – SGI. Para maior detalhamento de cadastramento, acessar o link: 2 - Orientações para cadastramento de novos usuários no SGTA.
- No canto superior direito da tabela de seleção de trilhas há um campo de busca que pode ser utilizado para filtrar os registros exibidos, podendo ser preenchido com a Área, Trilha, Status ou a combinação desses, também pode ser lançado o termo "permitido" (sem aspas) para que o sistema exiba apenas as trilhas que o Gestor possui acesso (fig. 4).
Fig. 4
- Ao selecionar a trilha, o usuário será direcionado à tela onde serão feitas as análises das justificativas.
Os registros de inconsistências são exibidos um a um em forma de tabela. A informação constante na tabela depende de cada trilha, entretanto as últimas seis colunas são idênticas para todas as trilhas (fig. 5) e possuem funções conforme descritas a seguir:
- Observação TCE: contém alguma informação pertinente cadastrada pelo Gestor.
- TCE: indica o usuário que está analisando o registro para que não haja duplicidade no trabalho.
- Status: indica o status em que se encontra o registro, mais informações estão disponíveis ao clicar em Status.
- Flags: são marcações que indicam ações que foram realizadas sobre o registro, mais informações estão disponíveis ao clicar em Flags.
- Docs: indica a quantidade de documentos anexados ao registro, quando maior que zero o ícone fica ativo, bastando clicar sobre ele para visualizar os documentos anexados.
- Ações: são o conjunto de botões de comando que quando ativos permitem que sejam realizadas ações sobre o registro.Mais informações estão disponíveis abaixo.
Fig. 5
Exportar o Conteúdo da Tabela.
- No cabeçalho da tabela encontram-se três botões: PDF, Excel, CSV, (Fig 6). Eles podem ser utilizados para exportar, rapidamente,o conteúdo que estiver sendo exibido na tabela.
- Só é exportado o que estiver sendo exibido, caso tenha sido utilizada a busca no canto superior direito na tabela, apenas os registros filtrados serão exportados.
Fig. 6
Fig.7 (Tela Ações Complementares).
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Service Desk por meio do número (48) 3221-3818 ou e-mail helpdesk@tce.sc.gov.br.